Você conhece os diversos tipos de argila e finalidade? Vem comigo conferir!!!

Você sabe o que é Geoterapia?

A geoterapia é um tratamento alternativo e natural que se utiliza de frutos da terra, como argila, barro, pedras e cristais, na forma de utensílios para ajudar a recomposição do equilíbrio e do bem-estar. É um tratamento que analisa o todo e não somente as partes, trata todo o sistema de cada indivíduo com o mental, o emocional, o físico e o espiritual (tratamento holístico). A Geoterapia também é conhecida como argiloterapia. A Geoterapia tem a sua origem da palavra grega “geo” que significa terra e “terapia” que significa tratamento, ou seja, é o tratamento que é realizado com base as forças e energias da terra (minerais, metais, luz solar e a argila). A geoterapia, como é conhecida hoje, atua tanto interna quanto externamente. Sua ação interna é considerada anti-inflamatória, cicatrizante, absorvente, desintoxicante, antidiarreico, anti obstipante e analgésico, enquanto sua ação externa envolve alguns aspectos parecidos e outros mais, sendo eles: anti-séptico, anti-reumático, anti-infeccioso, analgésico, anti-traumático, cicatrizante, desobstruente, anti-tóxico, emoliente, regulador orgânico, tonificante, estimulante, vitalizante, refrescante e anti tumoral.

Indicações

Seus benefícios são tantos que a argila pode ser usada para diversos tratamentos! Ela deve ser aplicada na pele nas áreas sensíveis que devem ser tratadas. Pode ser em inflamações (acne, alguns tipos de feridas ou alergias), em algumas queimaduras de 1º ou 2º grau ou de sol, dores, musculares ou em articulações, entre outras.

A argila é geralmente vendida em pó, e para ser utilizada deve ser colocada em um pote e misturada com água mineral ou soro fisiológico, até adquirir textura pastosa, nem muito líquida, nem muito sólida. Pode ser encontrada em diversas lojas de produtos naturais. A argila tida como mais comum para estes tratamentos é a verde, mas existem muitas outras, como a rosa, amarela, preta, branca, bege e até laranja! Veja abaixo as argilas mais comuns e conhecidas, e os seus benefícios específicos:

Máscara para Pele Oleosa/Acneica

ARGILA VERDE: Sua coloração esverdeada é devido à presença de Óxido de Ferro, que atua em sinergia com os outros minerais presentes. Apresenta uma forte ação absorvente é especialmente indicada em máscaras faciais para os cuidados das peles oleosas e acneicas. É ótima para tratar acne, diminuir a oleosidade da pele e do cabelo, pois tem propriedades adstringentes (limpa profundamente), indicada também para tratamento de abcessos e inchaços, pois é tonificante, e estimulante (estimula a circulação sanguínea), secativa, desintoxicante, bactericida, analgésica e cicatrizante.

Máscara para Pele Desidratadas/Envelhecida

 

ARGILA ROSA: É uma mistura das argilas branca e vermelha (rica em hematita vermelha). Sua principal característica é ser extremamente suave, e menos absorvente do que a argila verde. Em função disso é usada preferencialmente em peles secas e delicadas, com atividade suavizante e cicatrizante. Tendo assim os benefícios das duas: ação clareadora, propriedades calmantes, cicatrizantes, anti-inflamatórias, hidratantes e antienvelhecimento.

Máscara para Pele Sensível/Sensibilizada

ARGILA BRANCA: Sua coloração se deve à ausência de elementos-traço. Possui elevada quantidade de alumínio, que lhe confere propriedades cicatrizantes. Além disso, apresenta um pH ligeiramente inferior ao das outras argilas, próximo ao fisiológico da pele, e por isso é bastante recomendada para peles sensíveis. Suas propriedades fazem dela uma ótima solução para pele manchadas e sensíveis (devido ao seu pH bem próximo ao da pele). Limpa e absorve a oleosidade sem ressecar, hidratação intensa, calmantes, anti-inflamatórias, cicatrizantes e clareadoras. Entre a variedade de argilas, a branca é a mais suave de todas.

Máscara para oclusão/rejuvenescimento/desintoxicação da pele e renovação celular

ARGILA PRETA: é um material rico em silício e alumínio, retirada de grandes profundidades. É usada para tratamentos de saúde ou de estética. Sua composição inclui titânio, que, aliado aos grandes percentuais de silício e alumínio, formam um excelente rejuvenescedor. É estimulante, antisséptica, antitóxica, redutora e adstringente e, por ser muito oxigenante e reativa, é especialmente eficaz se adicionada em máscaras de tratamentos de beleza tanto para o rosto quanto para o corpo de peles maduras, pois combatem a flacidez e as linhas de expressão e rugas, devido à sua capacidade de melhorar a circulação sanguínea periférica, favorecendo a renovação celular. Possui ação adstringente e auxilia como agente rejuvenescedor da pele (corpo e rosto) , e na redução de medidas, celulite e flacidez. Modo de usar: coloque em um recipiente a quantidade necessária para a aplicação. Adicione água mineral ou soro fisiológico, misture com colher ou espátula até formar uma pasta homogênea e aplique. Retire quando a coloração estiver cinza. Não utilizar nenhum material de metal na preparação (potes, espátulas ou colheres). Segundo a esteticista Elena Alvarez de Barros, de Maricá-RJ, (leitora fiel deste blog!!!) este tipo de argila, também conhecido como lama vulcânica, é ideal para aplicação oclusiva. Por exemplo: aplica-se um rejuvenescedor ou um anti acne, e a argila preta por cima, o que vai potencializar a ação do tratamento.

Deixo meu agradecimento especial à esteticista, amiga e leitora assídua, Elena Alvarez de Barros (Maricá-RJ), por contribuir repassando seus conhecimentos para a confecção deste post!! Obrigada lindona!!!

E se você gostou desta publicação que tal assinar o blog??? Basta colocar seu e mail na pagina inicial! Você nunca pagará nada e ainda será notificado imediatamente a cada postagem, em primeira mão! Conto com você para crescermos juntos!! Beijinhos e até o próximo post!!!

cropped-monograma-3-e1502257530794

Anúncios

2 comentários sobre “Você conhece os diversos tipos de argila e finalidade? Vem comigo conferir!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s