Black Friday X Educação Tecnológica

 Assim como já acontece há alguns anos nos Estados Unidos, a Black Friday transformou-se em uma importante data para o comércio eletrônico no Brasil. O aumento do interesse dos usuários por promoções, no entanto, também vem acompanhado por um incremento no número de fraudes e golpes voltados a atacar os consumidores interessados pela compra de produtos com preços reduzidos. Portanto, recomendamos os seguintes cuidados:

  • Buscar informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do Procon de seu Estado ou Município, e, ainda, coletando referências com amigos ou família. É importante realizar transações em sites conhecidos e com boa reputação, para evitar que ciber criminosos tenham acesso a seus dados bancários e informações pessoais.
  • Antes de iniciar qualquer compra online, o usuário deve assegurar que o equipamento usado – seja ele um computador, tablet ou smartphone – esteja devidamente protegido por um antivírus.
  • Verificar qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas.
  • Verificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, etc.
  • Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários. É muito importante verificar se o endereço do site no qual está fazendo as compras apresenta características ideais de segurança, como o uso do protocolo HTTPS – o qual pode ser verificado na barra do navegador – e pelo uso de certificados.
  • Não fornecer informações pessoais desnecessárias para realização da compra.
  • Guardar todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, número de protocolo da compra ou do pedido, etc.
  • Guardar em meio eletrônico, ou mesmo impresso, a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições.
  • Verificar se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço.
  • Identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O consumidor pode checar os dados cadastrais da empresa acessando http://www.registro.br
  • A informação armazenada em dispositivos móveis (smartphones e tablets) e notebooks tende a ser muito valiosa. Por isso, recomenda-se sempre protegê-lo com uma senha forte – com letras, números e símbolos – para evitar que no caso de perda, furto ou roubo do equipamento pessoas não autorizadas tenham acesso a esses dados.
  • Exigir Nota Fiscal sempre!!
  • Imprimir o contrato firmado ou arquivar em meio digital seguro que permita uma futura impressão.
  • Muitas vezes, para chamar a atenção das vítimas, os ciber criminosos criam falsas promoções que prometem prêmios extraordinários. Antes de clicar nesse tipo de link ou colocar algum dado pessoal ou bancário, é importante que o internauta avalie se a promoção é real, uma vez em que não faz sentido ganhar milhões de reais para responder a uma pergunta ou algo do gênero.

Curtir nossas dicas? Que tal então assinar nosso blog?? É simples, basta colocar seu email na pagina inicial! Você nunca pagará nada e ainda será notificado imediatamente a cada postagem, em primeira mão! Conto com você para crescermos juntos !!!

Beijinhos!!!cropped-monograma-3-e1502257530794

Boas compras e até o próximo post!!! 

Anúncios

5 comentários sobre “Black Friday X Educação Tecnológica

  1. Republicou isso em Cultura Femininae comentado:

    Diferente do ano passado, aproveito para divulgar aqui o site do Brasil Paralelo, que realmente está com uma promoção maravilhosa. Será uma grande oportunidade de enxergar o Brasil como realmente é, sem qualquer viés ideológico. Apenas um grupo de jovens que sem qualquer incentivo político ou “Lei Rouanet” resolveu trabalhar com iniciativa própria e única para termos um país melhor para todos os cidadãos. Também segue abaixo orientação sobre educação tecnológica.
    Clique aqui para ir direto ao site do Brasil Paralelo: https://www.brasilparalelo.com.br/blackfriday-2018?ref=P9206584X

    Curtir

  2. Concordo com a Priscila, e realmente devemos ficar de olho. Gostei do post Marcela. Esta Black Friday passando em branco, mesmo que por aí haja produtos que me encheram os olhos. A respeito de comprar pela internet, compro sempre nas mesmas lojas que me sinto confiante, mesmo assim…
    Abraços e bom final de semana.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá!!! Antes de tudo agradeço por curtir e comentar. Também tenho por hábito fazer compras pela internet, tive problemas com algumas lojas e não voltaria a comprar nelas. Devido à isso decidi indicar um site que enriqueceu meus conhecimentos, e creio que o saber nunca é demais. Junto a isso rebloguei meu post do ano passado. Infelizmente algumas pessoas ainda são enganadas e vítimas de má fé em um mundo tão tecnológico. Se este post alcançar 1 ou 2 pessoas já fico super feliz!!! Obrigada e um grande abraço!!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s