A autoridade da força física é diferente da autoridade educativa

“As famílias não estão sendo sustentáveis nem os filhos constroem suas sustentabilidades em tempo adequado. Os pais estão formando mais príncipes herdeiros do que sucessores empreendedores. A autoridade da força física é diferente da autoridade educativa que provém da liderança. Quando um filho erra, pouco educativos são a surra, o grito, a ofensa, o simples perdão etc. Para se ter uma educação sustentável o filho tem que aprender a não errar mais. Os pais, no lugar de descarregar frustração e raiva, poderiam dizer: “Você tem que aprender a fazer o certo” e ensinar qual seria a ação mais adequada que o filho teria que praticar para aprender. Uma vez aprendido, o filho nunca mais errará por ignorância, e fará o correto. O melhor aprendizado é quando se faz, mais do que simplesmente ouvir ou ver…
Assim, os pilares da educação sustentável são:

Quem ouve esquece;

Quem vê imita;

Quem justifica não faz;

Quem faz aprende;

Quem aprende produz;

Quem produz inova;

Quem inova sustenta

E quem sustenta é feliz!

(Içami Tiba em entrevista sobre o livro “Educação Familiar – Presente e futuro”)

images

Içami Tiba foi um médico psiquiatra, psicodramatista, colunista, escritor de livros sobre Educação, familiar e escolar, e palestrante brasileiro. Falecido presidente em 2015. Professor em diversos cursos no Brasil e no exterior, criou a Teoria da Integração Relacional, que facilita o entendimento e a aplicação da psicologia por pais e educadores. Como palestrante Tiba também fez mais de 3.200 participações de eventos do gênero, tanto no Brasil como em outros países.

Curtiu nossas dicas? Que tal então assinar nosso blog e compartilhar com as amigas?? É simples, basta colocar seu email na pagina inicial! Você nunca pagará nada e ainda será notificada imediatamente a cada postagem, em primeira mão! Conto com você para crescermos juntos !!!

Beijinhos!!!cropped-monograma-3-e1502257530794

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s