Conheça os 10 "piores" alimentos para a sua saúde

Saiba quais são eles, os problemas que causam e como substituí-los por outros mais saudáveis, vamos lá?

Você consegue resistir a um delicioso sorvete de massa? E quanto a um cachorro quente? Estes alimentos industrializados são tão gostosos para o nosso paladar que realmente é difícil evitá-los. O foco da indústria alimentícia ao produzi-los era o sabor, deixando de lado o valor nutricional.
Pensando nos malefícios que estas comidas proporcionam, pesquisamos quais seriam os 10 piores alimentos para sua saúde!
É importante deixar claro que nenhum destes alimentos precisa ser excluído do seu cardápio, especialmente aqueles que você gosta bastante. Eu não os transformaria em vilões da dieta porque o problema é o nosso hábito. O que não devemos fazer é comer estes alimentos diariamente e em excesso, você pode escolher um alimento do grupo, o sorvete de massa por exemplo, e ingerir uma vez por semana. Logo abaixo, você confere os dez maiores inimigos do cardápio saudável:

10º Sorvete de massa

sorvete

Os problemas: O sorvete de massa industrializado não é interessante por ser pobre em nutrientes. Este doce possui carboidratos de baixo valor nutricional, ou seja é rico em açúcar, que vão ser absorvidos rapidamente pelo organismo e serão transformados em gordura.
O consumo em excesso deste alimento pode facilitar o aumento de peso. É rico em calorias e gorduras saturadas, este alto valor existe principalmente por ter uma série de aditivos incluídos no alimento ao longo da fabricação, o leite integral possui gorduras saturadas, mas não são poucas. O principal problema do consumo em excesso desta gordura é que ela sofre um processo de oxidação e há o risco do aparecimento de placas que podem levar a doença vascular e comprometer o coração, os rins e o cérebro a longo prazo.
Alternativa saudável: Uma opção melhor é o sorvete de palito de frutas que possui menos calorias e gorduras.

9º Salgadinhos de milho

image17

Os problemas: Por conter uma série de produtos químicos, o salgadinho de milho pode causar alergias. Além disso, é rico em sódio. Quando consumido em excesso o sódio está relacionado ao aparecimento de pressão alta e doenças renais. O pacote do salgadinho também possui  gorduras totais e gorduras saturadas. O fato do salgadinho ser feito com milho transgênico é polêmico. O transgênico é uma mistura de DNA, o ideal é saber qual é essa modificação e se poderia promover uma alergia. Não temos um estudo científico que comprove que a quantidade de milho com essas alterações no salgadinho pode causar uma doença. Alternativa saudável: A pipoca preparada na panela e com óleo vegetal fresco é uma opção muito melhor para a saúde. Mas o ideal, é claro, é não abusar do sal para não aumentar a quantidade de sódio do quitute.

8º Pizza congelada

31

Os problemas: As elevadas taxas de sódio e gorduras saturadas por fatia está ligado ao aumento da pressão, doenças renais e problemas cardíacos. Esta pizza ainda é feita com farinha branca que tem uma absorção rápida no organismo fazendo com que a pessoa fique com fome logo. 

Alternativa saudável: Caso você adore uma pizza, o melhor a fazer é diminuir o consumo, comendo apenas uma vez por semana. O sabor escolhido também irá influenciar na quantidade de calorias e gorduras. 

7º Batata frita

batata-frita

Os problemas: O principal problema da batata frita está no fato de ela ser uma fritura. Quando o alimento é submetido a altas temperaturas sofre a glicação que é uma modificação molecular que está ligado doenças cardiovasculares e também o câncer. 
Alternativa saudável: Uma maneira melhor de consumir a batata como petisco é cortá-la como se fosse um chips, dispor em uma travessa, colocar alecrim e azeite e levar ao forno. Caso você goste muito da batata frita, procure fazê-la em casa e sem reaproveitar o óleo, pois quanto mais utilizado, mais saturado ele fica e maiores os riscos para o coração.

6º Salgadinho de batata

chips

Os problemas: O salgadinho de batata é ainda mais nocivo do que a batata frita. Ele vai ser preparado de maneira industrial, utilizando grandes quantidades de gordura, sal e substâncias químicas. 
Alternativa saudável: A pipoca preparada na panela ou a batata cortada em forma de chips e levada ao forno com azeite e alecrim são alternativas de petiscos melhores para a saúde.

5º Bacon

bacon-peca_grande-600x600

Os problemas: Seu consumo aumenta o risco de problemas cardíacos e o de diabetes tipo 2. Este alimento possui gordura saturada, que gera um processo de oxidação que facilita o aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas levando ao comprometimento cardíaco. 
Já o diabetes tipo 2 pode ocorrer em decorrência do consumo de bacon porque em alguns casos há diminuição da produção de insulina em resposta ao tamanho corporal do paciente. Então uma alimentação exagerada, e o bacon é extremamente calórico, faz com que em algumas pessoas o organismo chegue a uma situação de insuficiência hormonal, passando a produzir uma quantidade de insulina insuficiente para o tamanho do corpo.
Alternativa saudável: Os fãs de bacon devem restringir o consumo do alimento para no máximo uma vez por semana. Procure fazer o feijão e a farofa sem o uso desta carne processada e caso bata uma vontade daquela fatia de bacon, tente substitui-la por peito de peru.

4º Cachorro-quente

cachorro_quente

Os problemas: A salsicha é uma carne processada como o bacon e por isso apresenta os mesmos problemas de saúde. Além disso, para a conservação da salsicha são utilizados nitritos e nitratos que no estômago se transformam em nitrosaminas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estas nitrosaminas têm forte ação cancerígena levando a altos índices de câncer no estômago entre pessoas que consomem alimentos contendo os nitritos e nitratos com frequência.
Alternativas saudáveis: Uma boa opção é substituir o cachorro-quente por um lanche com queijo branco e peito de peru.

3ª Churros recheados

1383061070644

Os problemas: Os são massas fritas, recheadas com chocolate ou doce de leite e que possuem açúcar ao seu redor. Portanto, os churros têm as complicações das frituras e ainda são ricos em açúcar. 
Alternativas saudáveis: Caso você goste muito do churros opte por comê-lo apenas uma vez por semana aliado a uma dieta saudável.

2º Refrigerante

cola can pouring in a glass

Os problemas: Esta bebida é rica em açúcar. Então, caso a pessoa beba uma lata por dia em um mês ela terá consumido cerca de um quilo de açúcar! Outras bebidas ricas em açúcar que são tão prejudiciais quanto o refrigerante são os sucos industrializados. 
Alternativas saudáveis: Apesar de calóricos, os sucos naturais são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, por isso são opções muito melhores para a sua saúde, a água de coco também.

1º Refrigerante diet

soda-de-dieta3

Os alimentos “diet” são associados muitas vezes à alimentação saudável ou alimentos permitidos em dietas, pois a idéia que se tem, é que eles ajudam na restrição calórica ou que não possuem açúcares e por isso podem ser usados livremente, mas é aí que nos enganamos. Esses alimentos foram criados para atender as necessidades de pessoas que tem alguma doença, sendo utilizado geralmente por quem tem diabetes. Mas para que o alimento seja considerado diet ele tem que ser isento de um dos seus componentes, que pode ser, por exemplo, açúcar, gordura ou sal. E no caso do refrigerante diet, ele é isento de açúcar, porém a quantidade de sódio encontrada é maior do que no refrigerante tradicional. Isso acontece porque ocorre a utilização de adoçantes na forma de sais em substituição do açúcar tradicional. Esses adoçantes além de deixarem o refrigerante diet com mais sódio, fator que pode levar ao surgimento de hipertensão arterial (pressão alta), são substâncias que aumentam o trabalho dos rins e fígado, já que não são absorvidas pelo nosso corpo e precisam ser excretadas de alguma forma, fator que pode levar ao surgimento de alguma doença renal ou hepática. Além disso, aqueles que consomem refrigerantes diet todos os dias, correm mais riscos de desenvolver diabetes, hipertensão, e geralmente são pessoas que estão acima do peso, já que a circunferência do abdômen dessas pessoas é maior do que daquelas que não consomem refrigerantes diet.
Alternativa saudável: Neste caso, os sucos naturais também são opções muito melhores para a saúde.

Você gostou dessa postagem?  Que tal então assinar o blog??? É simples, basta colocar seu email na pagina inicial! Você nunca pagará nada e ainda será notificado imediatamente a cada postagem, em primeira mão! Conto com você para crescermos juntos !!! Até amanhã no próximo post!

cropped-monograma-3-e1502257530794Beijinhos!!

4 comentários sobre “Conheça os 10 "piores" alimentos para a sua saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s