Batata doce: a delícia dos atletas!!!

A batata doce é unanimidade entre nutricionistas e queridinha dos esportista. Mesmo assim, pouca gente olha para ela na hora da compra. Afinal, o que ela tem de especial??

A principal vantagem em relação a outras fontes de carboidrato, como a batata inglesa ou a farinha branca, é o baixo índice glicêmico. Isso significa que a energia da batata doce é mais lentamente distribuída pelo corpo, o que aumenta a sensação de saciedade. A liberação gradual do açúcar também ajuda a manter o sangue com bons índices de glicogênio, o combustível dos músculos – e por isso é altamente recomendada aos adeptos da malhação. Em relação a batata inglesa e a mandioquinha, a batata doce apresenta ainda mais fibras, potássio (o que controla a pressão arterial), proteína e fósforo (que aumenta a disposição).

Nutrientes:

Cem gramas tem uma média de noventa calorias, não contém gordura e devido o carboidrato ter uma estrutura molecular mais rígida, não engorda se comida na quantidade certa.

Na tabela de valor nutricional temos principais componentes:

  •  Potássio;
  •  Sódio;
  •  Vitaminas A, C, B6, B12, D e E;
  •  Magnésio;
  •  Ferro;
  •  Cálcio;
  •  Fósforo;
  •  Zinco;
  •  Ácido Fólico;
  •  Ainda contém fibras;
  •  Uma pequena quantidade de proteína.

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