Alecrim e seus benefícios para os cabelos

O alecrim é uma planta originária da Região do Mediterrâneo, cultivada em países de clima temperado, bastante comum aqui no Brasil.  Embora não haja comprovação científica, o óleo de alecrim é usado tradicionalmente por muitas culturas, principalmente nos países mediterrâneos, com o objetivo de acelerar o crescimento e combater a queda dos cabelos, prevenindo a calvície.

Esse efeito seria obtido devido a uma série de benefícios do óleo de alecrim, como o fato de ele ser rico em antioxidantes – substâncias que combatem o dano causado por radicais livres derivados da poluição e de agentes químicos – deixando os folículos capilares mais saudáveis.

Seu uso medicinal é muito amplo e também é um excelente ingrediente para tratamentos caseiros de beleza. Os benefícios de usar alecrim em tratamentos capilares são muitos, porque ele age como cicatrizante e vasodilatador, além de ter uma composição muito rica em vitaminas e minerais.

 
Usar alecrim no cabelo ajuda no crescimento dos fios e na saúde do couro cabeludo. Para quem sofre de queda excessiva de cabelo, a planta é ótima opção de tratamento natural.
 
Por ser vasodilatadora a planta é ótima para aumentar a circulação no couro cabeludo. Significa que mais oxigênio e nutrientes serão enviados aos folículos pilosos, o que leva a crer que ajuda o cabelo a crescer mais rápido e age contra a queda de cabelo. Sua ação adstringente dá uma força extra no crescimento.
E para quem tem cabelos escuros, onde os fios brancos estão começando a aparecer, o chá de alecrim pode ajudar a retardar o aparecimento de novos fios e até escurecer alguns tons.

Os benefícios do alecrim para os cabelos

  1. Estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo
  2. Age contra a queda de cabelo
  3. Ajuda o cabelo crescer mais rápido e saudável
  4. Combate o envelhecimento precoce, escurece os cabelos brancos
  5. Limpa bem o cabelo, possui propriedade antibacteriana
  6. Trata o couro cabeludo escamoso, irritado ou com caspa
 

Como fazer chá de alecrim


Ingredientes
2 colheres de sopa de alecrim fresco ou 1 colher de sopa de alecrim seco
2 xícaras de água

Modo de preparo

Leve a água ao fogo até ferver, adicione o alecrim e deixe fervendo por mais 2 ou 3 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar um pouco e coe. O resultado vai ser um líquido marrom escuro com um pouquinho de óleo na superfície (isso é o óleo do alecrim, tá tudo certo!).

Como usar o chá de alecrim:

 
Coloque em um recipiente limpo, pode ser um frasco spray (borrifador) para facilitar a aplicação. Dependendo do comprimento do seu cabelo, esta quantidade vai dar para 2 ou 3 aplicações. O que restar pode ser armazenado na geladeira por até duas semanas.
Use no couro cabeludo, aplique e capriche na massagem capilar para ativar a circulação. Usar o chá de alecrim no cabelo com frequência, 2 ou 3 vezes na semana, ajuda no crescimento dos fios de forma saudável.
 
Como último enxágue: Após lavar os fios, aplique o chá de alecrim no cabelo e couro cabeludo. Espalhe bem, massageie o couro cabeludo e deixe agir de 10 a 20 minutos. Você pode enxaguar com água fria ou deixar nos fios até a próxima lavagem.
 
Para intercalar com as lavagens: Se você transpira muito ou após atividades físicas, ao invés de lavar todos os dias o cabelo, dá para intercalar com o chá de alecrim para fazer uma limpeza suave e para deixar o couro cabeludo refrescante e cheiroso.
Por se tratar de um ingrediente natural, os resultados não serão tão imediatos. Pode ser que demore algumas aplicações para perceber o efeito anti-queda e para notar o crescimento do cabelo. Já para escurecer os fios brancos pode demorar de 2 a 3 meses, varia muito de cabelo para cabelo, mas vale a pena por não agredir os fios e ainda tratá-los (além de ser bem econômico).
 
Dá para misturar mais uma ou duas ervas na hora de fazer o chá de alecrim para usar no cabelo, a escolhida vai depender do efeito que você procura. Veja alguns exemplos:
 
Para escurecer o cabelo: folhas de sálvia, chá preto, cravo.
Para cabelos oleosos (adstringente e equilibrante): lavanda , camomila , hortelã-pimenta, erva-cidreira, chá preto.
Para cabelos secos (condiciona e hidrata): lavanda, camomila, cravo.
 

Como usar o Óleo Vegetal de Alecrim nos Cabelos

  • Você pode aplicar ele puro ou misturar 50% dele com 50% de outro óleo vegetal (rícino (mamona), coco, oliva, abacate, semente de uva, etc);
  • Aplique nos cabelos secos (limpos ou sujos), mecha por mecha, da raiz às pontas, ou apenas na raiz;
  • Massageie a raiz com a ponta dos dedos em movimentos circulares por alguns minutos;
  • Deixe agir por 2 horas e lave normalmente com shampoo e finalize com o condicionador.

Como usar o Óleo Essencial de Alecrim nos Cabelos

  • Coloque 25 gotas para cada 100ml de óleo vegetal (coco, oliva, abacate, etc) e pode fazer mesma a umectação acima;
  • Também pode usar no shampoo ou no condicionador: coloque 2 gotas do óleo essencial no shampoo de 200ml e no condicionador e use normalmente.

Modo de preparo:
Para fazer, basta colocar algumas gotas do óleo de alecrim no seu xampu de uso diário com mais algumas gotas de outro óleo (pode ser óleo de coco ou azeite).
Na hora de lavar os cabelos com o xampu, faça massagens de 15 minutos na raiz com o produto na cabeça e depois enxágue normalmente.

Viram como o alecrim pode ser um ótimo tratamento para queda de cabelo e ajudar a controlar aqueles fios brancos indesejados? Mais uma opção para tratar os fios de forma natural!

Curtiu nossas dicas para dar um UP no “Projeto Rapunzel”? Que tal então assinar nosso blog e compartilhar com os amigos?? É simples, basta colocar seu email na pagina inicial! Você nunca pagará nada e ainda será notificado imediatamente a cada postagem, em primeira mão! Conto com você para crescermos juntos !!!

Anúncios

Um comentário sobre “Alecrim e seus benefícios para os cabelos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s